FUNÇÕES DA LINGUAGEM
As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal e não verbal. Inicialmente, é importante saber quais são esses elementos:
1. Emissor - quem emite a mensagem.
2. Receptor – quem recebe a mensagem, o destinatário.
3. Contexto – situação a que a mensagem se refere (também designado por referente).
4. Código – combinação de signos e linguagem usados na transmissão de uma mensagem.
5. Canal de Comunicação – meio por onde circula a mensagem.
6. Mensagem – conjunto de informações transmitidas, o conteúdo.
A partir desses seis elementos de comunicação, o linguista russo Roman Jakobson elaborou as funções da linguagem correspondentes.
Uma mesma frase ou texto pode conter mais que uma função da linguagem, no entanto, há sempre uma função que predomina.
1. Função Emotiva: A linguagem evidencia preferencialmente o emissor. Há uma predominância do "EU" (opiniões, atitudes e relatos pessoais), subjetividade e outras características próprias do autor. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação. Exemplos: cartas, diários pessoais, etc.
Ex.: Ah, que coisa boa!
Tenho um pouco de medo...
Nós te amamos!
2. Função Apelativa (ou Conativa): Ênfase da linguagem no receptor. Há uma tentativa de persuadir, influenciar e convencer destinatário através de apelos diretos ou indiretos. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativos. Exemplos: discurso político ou publicitário.
Ex.: Você já tomou banho?
Mãe, vem cá!
Não perca esta promoção!
3. Função Referencial (Denotativa ou Informativa): Evidência da linguagem no contexto, no referente, nos dados da realidade. A informação é transmitida de forma objetiva, clara e impessoal. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Exemplos: textos jornalísticos, teses, artigos científicos.
Ex.: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que há dentro da cesta, logo, há função referencial).
4. Função Metalinguística: Ênfase no código, ou seja, quando a linguagem explica ou fala de si própria. Exemplos: gramáticas, dicionários, a disciplina de Língua Portuguesa, um poema que fala sobre poema.
Ex.: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.
5. Função Fática: Ênfase no Canal. Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
Ex.: Alô? Está me ouvindo?
6. Função Poética: A linguagem incide na elaboração da mensagem, evidenciando a sonoridade das palavras ou o impacto visual. Dessa forma, se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar efeitos. Exemplos: textos publicitários, poesia, provérbios, músicas, trava-línguas, trocadilhos, etc.
Ex.: “... a lua era um desparrame de prata”. (Jorge Amado)
Exercícios
1- Identifique as funções da linguagem predominantes nos textos a seguir:
a) Ontem, por volta das 14: 00 horas da tarde, houve um acidente de trânsito entre uma motocicleta e uma camionete no centro da cidade. Segundo algumas testemunhas o motorista da camionete estava embriagado.
b) Vivi momentos de intensa beleza à noite, quando fazia passeios à proa do navio. (...) Numa dessas noites, assisti pela primeira vez na vida a um espetáculo quase irreal, que muitos velhos marujos ainda não tiveram a felicidade de ver: um arco-íris de lua. Em plena noite de lua cheia, chovendo ao sul, um fantástico arco-íris no céu...
c) Achei legal o panorama. Hiper, não acha? Muito! A maior lua, tá entendendo? E a gente lá, é isso aí...
d) Compre 2 peças e leve 3.
e) O meu amor não tem/ importância nenhuma/ Não tem o peso nem/ de uma rosa de espuma.
f) Aquela doença é uma expressão popular do interior do Ceará para substituir o nome de certas enfermidades incuráveis ou impressionantes, como a lepra, o câncer, a tuberculose.
g) Modo de Preparo
1. Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos
2. Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento
3. Esse é misturado lentamente com uma colher
4. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos.
h) No peito a mata/ aperta o pranto/ do olhar do louco/ pra meia-lua. (Dílson Catarino)
2- Leia o texto abaixo para responder as questões:
Ituverava - Ivan Lins
Minha Ituverava
Mande um alazão
Mande uma andorinha
Mande o ribeirão
Mande um alazão
Mande uma andorinha
Mande o ribeirão
Mande meu canivete
Mande um canavial
Me mande um moleque
Me mande o meu quintal
Mande um canavial
Me mande um moleque
Me mande o meu quintal
Minha Ituverava
Mande uma procissão
Mande o Largo Velho
Mande uma assombração
Mande uma procissão
Mande o Largo Velho
Mande uma assombração
Mande meu terno branco
Mande meu coração
Me mande a minha mala
Me mande a estação
Mande meu coração
Me mande a minha mala
Me mande a estação
Minha Ituverava
Sou o mesmo rapaz
Bebi da cachoeira
Tenho sede e quero mais.
Sou o mesmo rapaz
Bebi da cachoeira
Tenho sede e quero mais.
a) Geralmente, toda letra de música predomina a função poética. Que outra função da linguagem ocorre claramente nesse texto? Justifique sua resposta.
b) Identifique na segunda e terceira estrofes dois recursos que caracterizam a função poética da linguagem.
3- A presença da interjeição, as exclamações e a 1ª pessoa gramatical identificam no texto a função da linguagem:
a) Poética.
a) Poética.
b)Conativa.c)Referencial.d)Metalinguística.e)Emotiva
Qual é o gabarito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirColoca o gabarito!
ResponderExcluirColoca o gabarito
ResponderExcluiralguém sabe as respostas?
ResponderExcluirme mandem, por gentileza
Resposta letra B)Funcao emotiva letra D) Funcao apelativa letra E) Funcao poetica as outras ñ sei
ResponderExcluirO gabaritooo pfvv🤧
ResponderExcluir