O Romantismo
Para entender melhor essa importante Escola Literária, vamos analisar um fragmento da obra Iracema, escrita por José de Alencar.
Iracema
Além, muito além daquela serra, que ainda
azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha
os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de
palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso;
nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena
virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da
grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um
claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que
o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os
úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto.
Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda
a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa,
empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da
mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.
A graciosa ará, sua companheira e amiga,
brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem
pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus
perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e
as tintas de que matiza o algodão.
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da
sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
Diante dela e todo a contemplá-la está um
guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem
nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das
águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.
Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema.
A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do
desconhecido.
De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a
cruz da espada; mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua
mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da
ferida.
O sentimento que ele pôs nos olhos e no
rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu
para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
A mão que rápida ferira, estancou mais rápida
e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida:
deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada. O guerreiro
falou:
— Quebras comigo a flecha da paz?
— Quem te ensinou, guerreiro branco, a
linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro
guerreiro como tu?
— Venho de bem longe, filha das florestas.
Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.
— Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos
tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema.
01-
O romance foi publicado em 1865, mas a
narrativa não se passa no século XIX e sim num passado distante, como se
comprova pelo primeiro parágrafo do texto. O indígena que aparece nos romances
românticos não é o contemporâneo dos escritores, mas o índio que viveu aqui no
início da colonização, Iracema representa essa raça. Por que Alencar situou sua
narrativa num passado remoto?
02-
Os parágrafos 5, 6 e 7 são narrativos. Neles,
apresenta-se uma situação de equilíbrio.
a)
Que fato rompeu esse equilíbrio?
b)
Como reagiu Iracema diante do fato?
c)
Qual foi a reação de Iracema depois de ter
flechado o guerreiro branco?
03-
Copie da fala final de Iracema a expressão
que indica o retorno do equilíbrio entre ela e o guerreiro branco.
04-
Ao descrever Iracema, o narrador recorre a
comparações com elementos da natureza. Continue, como no exemplo, identificando
o segundo termo da comparação em cada um dos casos:
Ex.: cor dos cabelos
– asas da graúna
a)
Corpo de Iracema
b)
Doçura do sorriso
c)
Perfume do hálito
d)
Agilidade de Iracema
e)
Voz de Iracema
05- Que
gesto demonstra o caráter nobre de Iracema?
06- Muitos
vocábulos do texto são do tupi-guarani, uma das línguas faladas pelos nossos
indígenas. Transcreva os vocábulos correspondentes a:
a)
Arara
b)
Cesto de palha
c)
Planta que fornece fibra para tecidos
07- Identifique as principais características do Romantismo do fragmento:
Poderia me passar o gabarito
ResponderExcluirPoderia me passar o gabarito
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